Líder exemplar e suas características

Para ser um bom líder é preciso ter um determinado perfil. Abaixo descubra quatro características de um líder exemplar!


Líder exemplar e suas características
Voltar para o blog

É muito comum encontrarmos um número cada vez maior de pessoas que a procura por autonomia, não se contentam ou se identificam com as formas tradicionais de trabalho. Porém, ao contrário do que muitos acreditam, ser o seu próprio chefe não significa ter menos responsabilidade ou trabalho. O empreendedorismo requer tanto comprometimento quanto apresenta possibilidades de boas recompensas.

E um ponto do empreendedorismo que precisamos deixar bem claro é a postura de um chefe (seja próprio ou de um grupo de pessoas). Para isso, você precisa desenvolver bem as características de um líder.

Mas, o que realmente significa ser um líder?

Trata-se de um papel quase similar ao de um chefe, mas com diferenças fundamentais. A principal diferença é que, enquanto o chefe tem apenas autoridade, o líder inspira e estimula o engajamento com o trabalho desenvolvido.

Ser um bom líder é conseguir transformar esse sentimento em admiração e inspiração. O perfil de chefe ou liderança autoritária perdeu sua popularidade nos últimos anos, dando lugar a uma figura que busca agregar e motivar equipes.

Quais são as características de um líder?

Para ser um bom líder é preciso ter um determinado perfil. Abaixo descubra quatro características de um líder exemplar!

1. Mente aberta
Pode parecer básico, mas ter mente aberta para ideias novas e soluções alternativas é primordial para que alguém seja um bom líder.

Ideias novas representam, na quase totalidade das vezes, riscos. Portanto, ser aberto a novas ideias significa também ter coragem para enfrentar o desconhecido e, muitas vezes, imprevisível.
O importante é procurar e explorar novas formas de melhorar um trabalho ou produto, sair da caixinha.

2. Equilíbrio emocional

Para quem decide empreender, essa é uma necessidade ainda mais evidente. A inteligência emocional engloba conseguir manter o foco mesmo em dias de stress, desânimo, tristeza e cansaço.

O trabalho de um líder costuma influenciar outras pessoas. Por isso, é essencial que ele aprenda a reconhecer suas alterações emocionais e não permita que elas prejudiquem o lado profissional.

3. Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é um passo muito importante para ser um bom líder. Já que a primeira pessoa que ele deverá guiar e orientar é a si mesmo.
Por isso, procure fazer exercícios diários e reflita para conseguir entender quem você realmente é.

4. Seja um exemplo

O principal objetivo de toda liderança é fazer com que sua equipe trabalhe de maneira mais efetiva. Porém, antes de exigir isso dos outros, o líder precisa ser efetivo, servindo de exemplo para os demais.

É necessário sempre se dedicar às tarefas e obrigações do trabalho e corrigindo os próprios erros. Assim, além de aprimorar a própria performance, o líder ainda se transforma em inspiração para todos.

O Grupo JRC acredita que essas dicas são importantes como forma de aprendizagem e atualidade, para todos os nossos colaboradores e empresas do Grupo como a Construtora JRC, MB8 Marketing Digital e JRC PABX, diz o CEO do Grupo JRC – José Rubens Cavalari Filho.