O que falta para o 5G chegar no Brasil

Saiba mais sobre a transição do 4G para o 5G


O que falta para o 5G chegar no Brasil
Voltar para o blog

Mesmo com alguns avanços em relação ao 5G, o principal que é a implementação ainda não foi iniciado. Para que o sinal trafegue normalmente, caminhos precisam ser abertos para ter a capacidade de suportá-lo.

A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) irá leiloar 4 faixas de 4 bandas, sendo elas: 700MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26GHz. Essas bandas são como ruas invisíveis onde possibilitam a passagem do 5G, as quais possuímos atualmente para o 4G ainda não suportam a capacidade exigida e limita o potencial da rede.

O leilão dessas bandas estava previsto para o 1º semestre de 2020, porém, com o decorrer da pandemia do novo coronavírus, o mesmo teve que ser adiado e consequentemente atrasou a chegada do recurso ao país.

Enquanto o leilão não é realizado, algumas operadoras já estão se movimentando para trazer a conexão para o Brasil, a forma que conseguiram para obter proveito de uma parte da velocidade 5G, foi recorrer as linhas 4G de forma “emprestada”, mesmo com capacidade parcial, essa conexão já permite alguns serviços com velocidade superior.

whatsapp