Ainda não pensa na Black Friday? Mas deveria!

Saiba mais sobre a Black Friday e como se preparar para vender mais nesse dia!


Ainda não pensa na Black Friday? Mas deveria!
Voltar para o blog

A Black Friday acontece em novembro, mas você não pode esperar as vésperas para começar a se preparar, certo? Digo isso, pois a data vem se tornando uma das principais do comércio no Brasil. E quando o assunto é e-commerce, o peso é ainda maior. Mas você sabe como surgiu a data?

A Black Friday é que ela teve início nos Estados Unidos, como uma estratégia de vendas dos lojistas para aproveitar o movimento das ruas do país, no dia seguinte ao dia de Ação de Graças, que acontece na última quinta-feira de novembro.

Para chamar a atenção desses consumidores, os comerciantes passaram a criar descontos únicos para seus clientes, usando esses descontos como chamariz e como uma poderosa estratégia de marketing. Incentivada pela transformação digital, a data se popularizou e passou a fazer parte do calendário de diversos países, entre eles o Brasil.

O objetivo principal da Black Friday é atrair consumidores para as lojas (físicas ou virtuais), oferecendo descontos únicos e só encontrados nesse período.

Precisa vender mais? Veja outros benefícios:
· Para girar o estoque e vender produtos que estão parados;
· Recuperar períodos de baixo movimento de venda;
· Gerar fluxo de caixa positivo;
· Atrair novos clientes;
· Fidelizar consumidores e mais.

Como se preparar e vender mais na Black Friday?

Se você está pensando que basta reduzir o preço, acredite, você está errado. Na decisão de compra na Black Friday o preço é sim o item mais importante, mas não é o único. Entre as outras demandas estão:
· Segurança da loja;
· Confiança na marca;
· Qualidade no atendimento ao cliente, mesmo online;
· Frete;
· Prazo de entrega e mais.

Use a Black Friday para atrair, encantar e fidelizar clientes

Levanto em consideração que seja de 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente atual, a data deve ser utilizada como uma oportunidade de reter clientes e fidelizá-los. E para gerar negócios com clientes antes, durante e depois da Black Friday, é preciso proporcionar uma boa experiência durante todo o caminho.

É preciso considerar alguns fatores como essenciais para melhorar essa experiência, como:
· Excelência no atendimento ao cliente, incluindo pré e pós-venda.
· Atendimento omnichannel para integrar os canais utilizados com a comunicação.
· Site seguro e checkout simplificado;
· Atenção e retorno aos feedbacks dos compradores e usuários;
· Prazo de entrega garantido;

Gostou do conteúdo?
Se quiser conhecer algumas ferramentas que podem ser úteis nesse processo, visite o site da Operadora JRC e da JRC Omnichannel e descubra nossas soluções para ajudar a desenvolver seu negócio.

whatsapp