Como o 5G está prestes a revolucionar as nossas vidas

A implantação da tecnologia 5G de telefonia celular vai ser uma revolução que vai muito além dos smartphones e deve trazer benefícios em diversos setores do país, pois une telecomunicação com computação.


Como o 5G está prestes a revolucionar as nossas vidas
Voltar para o blog

Na última sexta-feira, 05, aconteceu o que está sendo chamado de o maior leilão de 5G do mundo, no Brasil. E a implantação da tecnologia de telefonia celular vai ser uma revolução que vai muito além dos smartphones e deve trazer benefícios em diversos setores do país, pois une telecomunicação com computação (nuvem, inteligência artificial e big data).

Outro diferencial do 5G é a quantidade de dispositivos que podem estar conectados. No 4G a cobertura é de 10 mil aparelhos por quilômetro, enquanto no 5G a rede de cobertura pode ser de até 1 milhão de aparelhos por quilômetro. Esse aumento do raio de cobertura significa alcance da internet em áreas rurais e industriais que hoje estão descobertas de si

E como você pode sentir essa mudança?

O 5G vem com velocidade de 100 Mbps (megabits por segundo) e pico podendo chegar a 20 Gbps (gigabits por segundo), isso significa que será possível ver filmes em 8K ou fazer videoconferência com holografia.

Economia

Para a economia o 5G vai trazer uma infinidade de possibilidades a serem implantadas, podendo aumentar o PIB do mundo de 8 a 10 trilhões de dólares. Além disso, a tendência é que custe mais barato para o usuário final, se comparado ao 4G.

Comercial

Para o 5G comercial serão usadas as faixas do 3,5 GHz e do 26 GHz, esta última oferece alta capacidade de transmissão e maior velocidade. As empresas que arremataram essa faixa, em contrapartida, terão que levar internet de qualidade para escolas públicas.

Veja no link quais celulares temos disponíveis no Brasil com compatibilidade para o 5G: 

Apple

Apple · iPhone 12
· iPhone 12 Mini
· iPhone 12 Pro
· iPhone 12 Pro Max
· iPhone 13
· iPhone 13 Mini
· iPhone 13 Pro
· iPhone 13 Pro Max

Motorola
· Moto G 5G
· Moto G100
· Moto G50 5G
· Edge
· Edge Plus
· Edge 20
· Edge 20 Pro
· Edge 20 Lite
· Legion Phone Duel

Samsung
· Galaxy A32 5G
· Galaxy A52 5G
· Galaxy A52s
· Galaxy S21
· Galaxy S21 Plus
· Galaxy S21 Ultra
· Galaxy Z Flip 3
· Galaxy Z Fold 3

Realme
· Realme 7 5G
· Realme 8 5G
· Realme GT Master Edition

Xiaomi
· Xiaomi 11 Lite 5G NE
· Mi 11
· Mi 10T 5G
· Mi 10T Pro 5G
· Poco F3
· Poco M3 Pro 5G
· Redmi Note 10 5G

Lembrando que ainda não se tem certeza, mas é muito provável que smartphones comprados fora do país funcionem na futura infraestrutura brasileira do 5G sem problemas.