Armazenamento em nuvem

Em nosso novo artigo, vamos te explicar de forma rápida e simplificada o que é esse tipo de armazenamento, as vantagens e desvantagens principais, confira!


Armazenamento em nuvem
Voltar para o blog

12/08/2022

Com certeza você já ouviu falar no armazenamento em nuvem, não é mesmo? Em nosso novo artigo, vamos te explicar de forma rápida e simplificada o que é esse tipo de armazenamento, as vantagens e desvantagens principais, confira!

O armazenamento em nuvem é a prática de guardar arquivos importantes em um HD Externo ao computador. Esse armazenamento ocorre através da internet, portanto, não é necessário que os arquivos estejam no mesmo país que o HD.

Esse tipo de prática é possível graças à nuvem que tem um servidor, responsável por toda essa comunicação de dispositivos pessoais com o centro de dados, locais físicos com segurança digital de primeira linha.

Dessa forma, quando algum usuário tem acesso ao armazenamento, ele consegue acessas os servidores que as empresas disponibilizam, podendo editar, excluir ou mesmo adicionar documentos.

E quais são as principais vantagens e desvantagens de utilizar o armazenamento em nuvem?
Antes de explicarmos, é importante reforçar que as vantagens e desvantagens vão de acordo com as necessidades de cada cliente no momento e se elas são ou não atendidas por essa solução tecnológica.

Vemos como principal benefício a liberdade de não precisar de um hardware para o armazenamento de documentos. Dessa forma, muitos serviços podem ocupar um espaço significativo do armazenamento.

O uso da nuvem proporciona um acesso de maneira simples aos documentos. Diminuindo a frequência de encontros presenciais, tornando as empresas e colaboradores mais produtivos. Por outro lado, o trabalho remoto se torna mais ágil em determinadas partes da empresa.

Podemos dizer que a desvantagem é que o armazenamento em nuvem necessita de uma conexão com a internet. Sendo assim, locais com dificuldades de internet podem atrapalhar o trabalho. Conexões instáveis também atrapalham todo o funcionamento da ferramenta.

Por isso, toda empresa deve analisar sobre os benefícios e contrapontos do uso desse tipo de armazenamento.

Gostou? Aproveite para conferir outros artigos em nosso blog!