5 Dicas de Tecnologia Empresarial para Alavancar seu Negócio

Investir em tecnologia empresarial é considerado por muitos profissionais uma forma simples de aumentar a produtividade de um empreendimento e melhorar processos corporativos.


5 Dicas de Tecnologia Empresarial para Alavancar seu Negócio
Voltar para o blog

Soluções de TI podem ser adaptadas em vários setores, criando novas fontes de receitas e serviços mais inovadores. Dessa forma, a empresa passa a ter uma capacidade maior de atender às demandas do seu mercado de atuação e, consequentemente, obtém lucros maiores.

Hoje, o mercado dispõe de inúmeras soluções para o meio corporativo. Ferramentas baseadas em ambientes de computação na nuvem, por exemplo, dão mais escalabilidade para operações e tornam os gastos com TI mais precisos. Por outro lado, novas formas de adquirir serviços e sistemas tornam estratégias mais rentáveis a médio e longo prazo.

Nesse cenário, saber investir em tecnologia empresarial é crucial para que a empresa possa aperfeiçoar processos e atingir novos mercados.

#1. Pense em sua infraestrutura
Possuir uma boa infraestrutura de TI é crucial para que negócios consigam aperfeiçoar os seus processos e garantir o sucesso da sua estratégia operacional. Por meio de boas metodologias, métricas e investimentos bem planejados, gestores de TI conseguem criar uma política de gestão de alto desempenho. Assim, os dispositivos e sistemas corporativos poderão atender a todas as demandas do empreendimento, criando serviços de alto valor agregado.

Nesse sentido, uma das maneiras mais simples de identificar problemas e avaliar o sucesso das abordagens já existentes é o uso de métricas e indicadores. A partir deles, a empresa pode rastrear o impacto de cada medida tomada e identificar gargalos em serviços e em parte da infraestrutura. Além disso, os modelos utilizados para aperfeiçoar a infraestrutura terão um impacto maior nas operações da companhia.

Entre as principais métricas que podemos utilizar no ambiente de TI, destacam-se:

- Tempo de indisponibilidade de sistemas; - Nível de latência da rede; - Tempo médio de atendimento; - Número de chamados atendido pelo suporte; - Número de falhas operacionais em sistemas críticos; - Gasto médio com a manutenção de ativos.

Essas são algumas das métricas que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho de profissionais e sistemas no dia a dia do negócio.

#2. Atualize frequentemente suas tecnologias

A tecnologia está em constante mudança. Toda semana o mercado passa a contar com novas soluções, gadgets e sistemas. E conforme os avanços na área se tornam mais frequentes, saber investir nas soluções corretas é crucial para que a empresa saiba fazer escolhas com alto retorno financeiro.

O investimento em novas tecnologias deve ser visto como uma forma de tornar processos mais eficientes e aumentar o nível de competitividade da empresa. Novas formas de executar processos são desenvolvidas, times passam a atuar com maior integração e inovam mais. Como consequência, a execução de serviços torna-se mais ágil e alinhada com os objetivos do mercado.

Saber fazer o investimento correto em TI é fundamental para que a empresa consiga ter uma estratégia eficaz e com alto retorno. Gestores de TI devem estar preparados para avaliar as soluções disponíveis do mercado e escolher as que podem solucionar os problemas enfrentados pelo negócio no seu dia a dia.

#3. Use a comunicação unificada a seu favor

A comunicação é uma parte fundamental da rotina de qualquer empresa. Possuir times integrados é um fator que influencia nos lucros do negócio, reduz erros e o nível de conflitos internos. Diante disso, companhias devem criar estratégias que facilitem o desenvolvimento de um ambiente de trabalho com alto nível de colaboração, eliminando problemas na troca de dados entre profissionais.

Uma das formas de atingir esse objetivo é investindo na comunicação unificada. Essa estratégia é voltada, principalmente, para negócios que contam com um grande número de canais de comunicação. Eles podem ser gerenciados por meio de uma estratégia mais simples, que centraliza o esforço do negócio e melhora a troca de informações no ambiente.

#4. Armazene os arquivos na nuvem 

Nos últimos anos, a computação na nuvem tornou-se uma das principais tendências entre principais tecnologias empresariais do mercado. Em ambientes de cloud computing, serviços computacionais, sistemas de TI e mesmo plataformas de desenvolvimento de software integrado podem ser executadas. Mas, nesse cenário, poucas soluções são tão populares quanto os serviços de armazenamento na nuvem.

Ferramentas como o Microsoft OneDrive e o Dropbox tornaram-se conhecidas entre usuários comuns e corporativos com a popularização da internet de alta velocidade e os dispositivos móveis compatíveis com redes sem fio 3G e 4G/LTE. Diante da necessidade de usuários de smartphones, tablets e notebooks modificarem seus arquivos em qualquer local, novos serviços de cloud storage ganharam força. Eles sincronizam dados entre aparelhos automaticamente, dando maior mobilidade aos seus usuários.

No ambiente corporativo, além da maior mobilidade, os serviços de armazenamento na nuvem possuem como uma de suas vantagens o ganho de produtividade operacional que é proporcionado para empresas. Por meio da viabilização de rotinas de trabalho mais flexíveis, como as de home office, negócios conseguem tornar o dia a dia de seus profissionais mais simples e ágil. E por serem capazes de editar documentos e arquivos importantes em qualquer local com acesso à internet, a prestação de serviços torna-se mais competitiva. 

#5. Invista em consultoria especializada

Nem toda empresa possui suporte financeiro para investi na criação de um departamento de TI completo com profissionais designados para suporte a usuário, manutenção de infraestrutura e criação de rotinas mais eficientes. Neste caso, a contratação de um serviço de consultoria pode ser uma alternativa atraente, tanto para pequenas empresas (que possuem orçamentos enxutos) e grandes negócios (que buscam eliminar gastos mais facilmente).

O serviço de consultoria irá avaliar profundamente todas as políticas de TI do negócio e identificar problemas, gargalos operacionais e pontos que necessitam de melhoria. Além disso, o consultor vai indicar novos investimentos, ferramentas e tecnologias empresariais que possam tornar o fluxo de trabalho da empresa mais ágil e eficaz. No entanto, algumas medidas devem ser tomadas antes de contratar uma empresa da área, dentre as quais podemos destacar: 

- Avaliar o histórico da empresa;

- Pedir o feedback de clientes antigos;

- Avaliar se o perfil da consultoria é compatível com as necessidades do empreendimento.

Seguindo tais passos, a empresa pode encontrar uma consultoria capaz de proporcionar um serviço de qualidade e dentro das expectativas do negócio. Assim, a companhia otimizará as suas atividades e definirá rotinas mais inovadoras e econômicas, alinhadas com os principais padrões do mercado. 

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/JRCPABX/

Siga o nosso perfil no Instagram: https://www.instagram.com/jrcpabx/?hl=pt-br