A importância de saber dialogar

Um bom diálogo é capaz de resolver conflitos, evitar desentendimentos e expressar seus sentimentos. No ambiente profissional, ele pode ajudar a resolver conflitos entre os colaboradores, motivar o grupo em busca de um objetivo e tornar as equipes mais pro


A importância de saber dialogar
Voltar para o blog

Se você já foi a um psicólogo percebeu que a sua consulta se baseia no diálogo, certo?
O paciente conta o que está acontecendo ou sentindo, qual o motivo o levou até a consulta e o profissional de psicologia conversa sobre o assunto, o estimulando a pensar mais e a descobrir qual é a verdadeira raiz do problema.

Em qualquer ambiente, seja profissional, familiar ou de convívio, saber dialogar é fundamental principalmente para preservar os relacionamentos e a sua saúde mental. Conseguir ouvir a opinião ou ponto de vista do outro, levar em consideração, ponderar sobre o assunto e expor a sua versão com respeito e clareza são qualidades que com o passar dos dias vem se tornando raras.

Pode parecer simples, já que estamos constantemente conversando com outras pessoas. Porém, temos muita dificuldade em dialogar de forma eficaz. “Ser uma pessoa que consegue estar aberta ao diálogo pode fazer toda a diferença, principalmente no ambiente profissional”, diz José Rubens Cavalari Filho, CEO do Grupo JRC.

A importância de saber dialogar

Apesar do diálogo ser o meio de comunicação mais simples e direto entre as pessoas, é também um dos mais difíceis, isso porque a linguagem abre espaço para conflitos de interesse e problemas de comunicação.

Um bom diálogo é capaz de resolver conflitos, evitar desentendimentos e expressar seus sentimentos. No ambiente profissional, ele pode ajudar a resolver conflitos entre os colaboradores, motivar o grupo em busca de um objetivo e tornar as equipes mais produtivas e eficazes.

Para o ambiente profissional como no Grupo JRC, onde existem muitas empresas como MB8 Marketing Brasil, JRC PABX e Minnerv, usam práticas de diálogos para resolver conflitos internos.

Passo-a-passo do diálogo

Algumas pessoas possuem mais dificuldades de se expressar, sendo algumas vezes necessário a ajuda de um psicólogo para ajudar a desenvolver a habilidade de se expressar. Porém, separamos alguns passos que podem ajudar no momento de dialogar. Confira!

· O momento certo
É preciso ter em mente que não podemos dialogar a qualquer momento. Para resolver um conflito, nem você e nem a outra pessoa devem estar de cabeça quente e irritados. No caso de informar algo importante, é preciso que o interlocutor não esteja com pressa.
Saber o momento de deixar a poeira baixar e a hora certa de propor o diálogo é importante para que tudo seja resolvido.

· Ouça
Saber ouvir é essencial. Ouvir o que o outro tem a dizer, considerar a opinião, os seus problemas e angústias, por exemplo, ajudam a criar base para um bom diálogo e uma boa relação.

· Fale
Quando for o seu momento de falar, tome cuidado. Palavras podem criar ou destruir relações. Por isso, é essencial pensar bem antes de expor a opinião ou visão sobre o assunto que está sendo discutido.
Diga apenas aquilo que corresponde aos seus sentimentos verdadeiros e o faça de maneira clara, sem rodeios. É mais fácil para o outro entender o que você precisa.

Se você tem outras dicas de como ter um bom diálogo, não deixe de compartilhar conosco!