O script de atendimento é uma técnica usada para dar naturalidade e fluidez na conversa entre o seu atendente e o cliente. E nesse sentido, podemos defini-lo como um documento que contém um passo a passo para garantir que o atendimento seja executado com
O script de atendimento é uma técnica usada para dar naturalidade e fluidez na conversa entre o seu atendente e o cliente. E nesse sentido, podemos defini-lo como um documento que contém um passo a passo para garantir que o atendimento seja executado com qualidade.
Ele pode ser documentado em um arquivo ou mental moldado para cada tipo de cliente. Além disso, esse script não fica limitado apenas os atendimentos físicos, ele deve ser adaptado para todos os canais de autoatendimento.
E quais são as vantagens desse script?
De forma simples, podemos listas que as principais vantagens de um script de atendimento são:
· Eficiência no atendimento;
· Oportunidade de fidelização do cliente;
· Aumento na confiança da equipe;
· Diminuição das reclamações e mal-entendidos gerado por falha na comunicação;
· Maior entendimento das prioridades e desejos dos clientes.
No entanto, para evitar que esses atendimentos se tornem tediosos, é necessário montar um bom script.
Dicas para melhorar o script
Para que você implemente um script bem sucedido para o atendimento da sua empresa, trouxemos algumas dicas, confira!
Conheça quem está em contato
A principal dica para montar o script é saber a sua persona. Conheça bem o perfil dos seus consumidores para saber a linguagem e como eles devem ser tratados durante o atendimento, para que o resultado seja positivo e eficaz.
Defina as prioridades
É importante esclarecer para a sua equipe quais são informações que devem ser passadas para o cliente e quais são opcionais. Além disso, os atendentes devem estar prontos para agir em situações adversas, ajudando o cliente ainda que o mesmo esteja irritado.
Estruture os processos de atendimento
Assim como em outras áreas, ter um processo estruturado é importante para garantir resultado com qualidade. Para o atendimento, você deve pensar na estrutura para atender os consumidores, leads e prospects.
Para isso, você pode buscar responder perguntas como: qual tipo de saudação será usada? Como abordar as experiências negativas do consumidor, os atendentes possuem autonomia para lidar com um problema? Quais informações devem ser passadas e quais são opcionais?
Assim, você será capaz de montar uma boa estrutura para o atendimento da sua empresa.
Realize a capacitação dos seus atendentes
Agora que você tem um bom script, é hora de capacitar a sua equipe para que eles possam extrair ao máximo o script e atrais resultados positivos.
E então, vamos começar a montar um novo script? Aqui na JRC PABX oferecemos soluções que em conjunto com a sua equipe e um bom atendimento, vão fazer a sua empresa decolar. Acesse o nosso site e saiba mais!