BINA: conheça um pouco mais dessa função!

Você sabe como o nome e o número do seu negócio é exibido para o cliente em potencial? Quais são as regras do BINA?


BINA: conheça um pouco mais dessa função!
Voltar para o blog

15/04/2022

Quando falamos em chamadas corporativas, o identificado de chamadas é um assunto importantes. Também chamado de BINA, ela facilita as relações empresarias. Mas, você sabe como o nome e o número do seu negócio é exibido para o cliente em potencial? Quais são as regras? E se quiser mudar a forma de como o nome é exibido, é possível?

Continue acompanhando o nosso artigo, vamos falar tudo sobre o identificador de chamadas!

O que é a BINA?

Ela é uma exibição de informações, incluindo o número do chamador e, às vezes, até mesmo o nome. É um serviço incluído em praticamente todos os serviços telefônicos, seja telefone fixo, VoIP ou móvel.

O nome BINA foi cunhado por João da Cunha Doya e Carlam Bezerra, inventores brasileiros que patearam a tecnologia em 1981.  BINA significa “B identifica número A”, onde o A é o terminal originador da chamada e B o terminal de destino.

Como a BINA funciona?

Ela opera em dois estágios:

· Identificação do número de telefone
Em geral, o número mostrado é o registrado do chamador. As chamadas realizadas por telefone fixo ou celular utilizam esse método. Porém, as informações dos serviços de VoIP podem ser codificadas. Dessa forma, uma interface da Web controlada pelo chamador permite editar essas informações.

· Identificação do nome
O aparelho faz uma busca no banco de dados interno. Assim, ele consegue fazer a referência cruzando o número de telefone com o nome de contato apropriado e registrado.

Por que devo monitorar como o nome da empresa é exibido?

O status da BINA desempenha um fator essencial nas taxas de resposta. Por isso, é essencial monitorar a reputação do seu identificado de chamadas.

Isso porque os números sinalizados como SPAM fazem com que as chamadas sejam bloqueadas, dificultando a conversão de novos negócios, prejudicando a imagem da sua marca. Esse tipo de SPAM acontece quando os clientes rejeitam a chamada e relatam ser indesejada.

Outro ponto importante é que clientes e fornecedores são mais propícios a atender ligações de número já conhecidos, procurando evitar atender golpes e telemarketing. Se você utiliza a tecnologia de VoIP ou Pabx virtual é necessário verificar se:

- você ligando do seu ramal fixo da empresa, outro número fixo é mostrado.
- você ligando do seu ramal fixo da empresa é mostrado um número móvel.
- você ligando do seu ramal fixo da empresa é mostrado um número internacional.

O seu número é a sua identificação, seja nacional, internacional e alterá-lo é perder a identidade da sua empresa, além de diminuir o sucesso das suas ligações e, consequentemente, seus negócios. Fique atento!

Gostou? Aqui na Operadora mantemos sempre o número dos nossos clientes com foco no crescimento das vendas e segurança do seu negócio. Aproveite para conferir outros artigos e conheça nossos planos.