Os BOTs ou Chatbots estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas. Eles são desenhados para que a linguagem com o cliente seja a mais natural possível, aumentando a fidelização do cliente.
14/10/2022
Os BOTs ou Chatbots estão cada vez mais presentes no dia a dia dos clientes e empresas. Segundo uma recente pesquisa da IDC, 76,5% dos varejistas brasileiros já possuem algum chatbot em suas operações.
Eles são desenhados para que a linguagem com o cliente seja a mais natural possível e possam estabelecer uma comunicação engajadora e efetiva, aumentando a fidelização do cliente. Eles são muito utilizados porque entregam, principalmente:
· Imediatismo na resposta;
· Atendimento 24/7;
· Escalabilidade;
· Redução de custos;
· Melhor experiência ao cliente.
Tipos de chatbot de acordo com sua função
Existem vários chatbots que vão de acordo com a função que eles desempenham dentro de uma organização. São elas:
· Escudos: eles desempenham funções básicas de suporte técnico, recebem reclamações e respondem às perguntas mais rotineiras. São os principais responsáveis por desafogar os agentes de atendimento.
· Proativos: esse tipo de bot monitora as ações de um usuário e inicia uma conversa com ele de acordo com gatilhos pré-definidos. Também pode ser usado em momentos determinados da jornada, como para o aviso de novos cupons de desconto, alertas de vencimento de faturas, quando um item voltar ao estoque etc.
· Otimizadores: atuam diretamente no atendimento ao cliente, com atividades como marcação de consultas, contratação de produtos ou serviços adicionais, confirmação de pedidos, auxílio no pagamento, personalização de um pedido em um restaurante, entre outros.
· Sociais: são bots que interagem com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Podem, por exemplo, criar enquetes ou realizar pesquisas com grupos para o desenvolvimento de novos produtos.
· Conversacionais: são bots que unem engajamento, informação e entretenimento. São opções muito usadas para dar “vida” a personalidades da empresa, com a Alexa e assim interagir mais com seu público. Eles são programados para terem conversas por períodos de tempo mais longos e não buscarem uma conclusão.
E a sua empresa, já está inserindo os BOTs? Como está a tecnologia no seu atendimento? Continue acompanhando nossos artigos e fique por dentro das novidades tecnológicas.