Omnichannel: como a estratégia pode aumentar suas vendas
Conquistar a sonhada relação próxima e duradoura com seu cliente (ou possível comprador), com uma comunicação assertiva e utilizando diversos canais, com o Omnichannel é possível
Já pensou em integrar seus canais de venda unindo o on e o off com o objetivo de alcançar mais clientes?
Essa já é uma realidade possível com o conceito de Omnichannel.
Omnichannel, ou omnicanal, é uma estratégia que consiste em uma comunicação integrada em todos os canais online e off-line disponíveis na empresa. Assim, é possível começar a compra pelo site e finalizar ela no aplicativo, por exemplo. Muito além de alcançar um número maior de pessoas, a estratégia tem como objetivo identificar em quais canais de venda a sua persona está prestando atenção e a partir disso criar ações que impactem ela e tudo isso de forma fluída.
Desde 2017, o termo não sai da boca dos gestores que acompanham tendências e não é por menos. A Manhattan Associates, empresa de varejo, conversou com 4 mil consumidores e profissionais do setor no final de 2017 e notou que 77% dos entrevistados queriam uma experiência de compra Omnichannel.
Agora você deve estar se perguntando, mas como funciona o omnichannel na prática? Vou te explicar com um exemplo: Uma pessoa interessada em uma peça de roupa, vai pesquisar o produto desejado e acaba conhecendo sua marca.
Depois de tirar dúvidas pelo chatbot, ela finaliza a compra pelo e-commerce. Caso tenha algum problema, pode conversar com um atendente pelo telefone e, depois, pode pedir uma nova sugestão por e-mail ou mensagens de celular para fechar uma segunda compra. Percebeu? É uma comunicação completamente integrada entre os mais diferentes canais.
A principal vantagem é que o consumidor não precisa começar uma conversa do zero toda vez que precisar tirar dúvidas ou conhecer outros produtos. A conversa segue dinâmica, independente do canal escolhido. Para a empresa, o maior ponto positivo é aumentar o engajamento e proximidade com o novo perfil de consumidor que valoriza, principalmente, a experiência de compra. Algo que está diretamente relacionado ao número de vendas e sucesso do negócio.
Ao longo da sua jornada de compra o consumidor é impactado pelos diversos canais das empresas que utilizam o Omnichannel. Não só por anúncios, mas também conseguem entrar em contato com mais facilidade. Dessa forma, o atendimento aumenta e impulsiona as chances de vendas, auxiliando também no crescimento do faturamento do negócio.
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