Cidades e a Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana é definida como a condição que permite que as pessoas se desloquem em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas.


Cidades e a Mobilidade Urbana
Voltar para o blog

Os ônibus, metrô, carros e outros meios de transporte – particular ou coletivo – fazem parte das soluções de mobilidade.

Porém, com o passar dos anos as cidades estão perdendo a capacidade de permitir que as pessoas se movam com qualidade.

Por este motivo, a mobilidade urbana é um tema que vem sendo repensado junto a um plano, já que existe interesse em trazer de volta o seu sentido original, para melhorar a qualidade de vida das pessoas de forma sustentável.

Plano de mobilidade urbana

O plano de mobilidade urbana é um conjunto de diretrizes com foco em melhorar o deslocamento sustentável das pessoas em uma cidade, sempre de olho nos resultados positivos na qualidade de vida.

Ele pode ser desenvolvido tendo como base usar os meios de transporte para trazer rapidez no ir e vir das pessoas, sem agredir o meio ambiente. Com a proposta de garantir a acessibilidade, segurança, eficiência, qualidade de vida, além da inclusão social e a preservação do meio ambiente.

Problemas de mobilidade urbana

Os problemas de mobilidade em nosso país são gerados por diversos aspectos, como:
· Má qualidade do transporte público no Brasil
· Aumento da renda do brasileiro
· Redução de impostos do Governo Federal para incentivar a compra de carros
· Concessão de crédito ao consumidor
· Herança rodoviarista no Brasil
· Falta de planejamento urbano e arquitetônico

Acessibilidade e mobilidade urbana

As pessoas com deficiência física passam um terço de qualquer deslocamento a pé ou em cadeiras de rodas, sem poder utilizar um transporte público. Por isso, as políticas de acessibilidade passaram a repensar a maneira como ter uma infraestrutura capaz de dar fluidez para o deslocamento dessas pessoas.

Parte das soluções para isso são calçadas niveladas, ruas com marcações para deficientes visuais, corrimão e outras alternativas que permitam o deslocamento de forma segura e estável.

Mobilidade e desenvolvimento urbano

80% dos brasileiros em 1960 já moravam em cidades e não mais nos espaços rurais. Esse desnível causou uma desigualdade no número de habitantes e com ele veio a falta de infraestrutura, a incapacidade de suportar os moradores e o déficit de desenvolvimento econômico.Agora que entendemos melhor a mobilidade, podemos ver que o planejamento é fundamental. Seja para novas áreas que serão urbanizadas quanto para solucionar os problemas de desenvolvimento urbano nas metrópoles.