Recentemente tivemos a notícia de que a CEF – Caixa Econômica Federal - lançou uma linha de crédito imobiliário com taxa fixa e sem correção. As taxas de juros vão começar a partir de 8% ao ano, até 9,75%.
Recentemente tivemos a notícia de que a CEF – Caixa Econômica Federal - lançou uma linha de crédito imobiliário com taxa fixa e sem correção. As taxas de juros vão começar a partir de 8% ao ano, até 9,75%.
As condições para essa linha são válidas para imóveis residenciais novos e usados, com quota de financiamento de até 80%. Ainda de acordo com a CEF, o cliente poderá escolher entre os sistemas:
· Amortização SAC – para os contratos de até 360 meses;
· PRICE – para os financiamentos de até 240 meses.
De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, essa modalidade tem as seguintes vantagens:
· Transferência do risco do cliente para o banco
· Previsibilidade das prestações
· Possibilidade de securitização, ou seja, de venda de carteira
Essa nova modalidade foi anunciada em janeiro por Pedro Guimarães presidente da Caixa, porém só foi divulgada oficialmente no final de fevereiro. É importante sabermos que existem condições diferentes para tipos de clientes:
Taxa mínima
Pagarão a taxa mínima os clientes que, segundo a Caixa, se encaixarem em critérios "diferenciados", a serem avaliados pelo banco caso a caso. Para esses clientes, as taxas serão:
· Financiamento em até 10 anos: 8%
· Financiamento em até 20 anos: 8,5%
· Financiamento em até 30 anos: 9%
Taxas para correntistas servidores públicos
Nesse caso, além de correntistas e servidores, os clientes devem ter algum a serviço contratado com o banco (como um seguro).
· Financiamento em até 10 anos: 8,25%
· Financiamento em até 20 anos: 8,75%
· Financiamento em até 30 anos: 9,25%
Taxas para correntistas que não são servidores públicos
Também para quem não é servidor vale a regra de ter algum serviço contratado com o banco.
· Financiamento em até 10 anos: 8,5%
· Financiamento em até 20 anos: 9%
· Financiamento em até 30 anos: 9,5%
Taxa para quem não é correntista
· Financiamento em até 30 anos: 9,75%
Com esse lançamento, a CEF passar a oferecer para os clientes três modalidades de crédito imobiliário: Taxa Referencial mais juros, com lastro no IPCA e sem correção. E em 2019, o banco estatal lançou uma nova linha já com correção pelo IPCA.
Já a nova linha de crédito, o juro será fixo e não terá outros indicadores de correção. Na modalidade pós-fixada que é corrigida pela Taxa Referencial, a Caixa Econômica Federal cobra juros entre 6,5% e 8,5% ao ano, com o prazo máximo de pagamento de 420 meses. Além disso, os recursos vêm da poupança e do FGTS.
Na linha pós-fixada que é corrigida pelo IPCA, a Caixa cobra juros entre 2,95% e 4,95% ao ano, além de inflação, tendo o prazo máximo do financiamento de até 360 meses e o funding permite apenas o uso de recursos que venham da poupança.
Acreditamos que esse novo artigo é de muito valor informativo para todos os nossos colaboradores e empresas do Grupo JRC como a Construtora JRC, MB8 Marketing Digital e JRC PABX, diz o CEO do Grupo JRC - José Rubens Cavalari Filho.