Embrapa terá programa para acelerar agritechs

“Por meio do Pontes, a Embrapa cria oportunidades aproximar empreendedores, investidores e empresas, desenvolver novos produtos, permitir o acesso a investimentos e acelerar o processo de transferência de tecnologias”, explica o presidente da Embrapa, Cel


Embrapa terá programa para acelerar agritechs
Voltar para o blog

Uma plataforma de inovação do agronegócio reuniu 20 startups do setor com investidores e empresário no interior de São Paulo, para a seleção do Pontes para a Inovação, um programa criado em 2017 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com parceiros privados.

O objetivo é conectar investidores e ideias que são capazes de promover as inovações no campo.
Bayer, Corteva e Syngenta são algumas das multinacionais parceiras do programa, o qual foi criado após a Embrapa detectar que uma das principais dificuldades das empresas nascentes era a captação de investimentos e se manter sustentável financeiramente.

“A ideia do programa é fazer com que esse processo seja catalisado de uma maneira mais acelerada gerando benefícios para o produtor”, explica Daniel Trento, secretário de inovação da Embrapa.

Outra meta do Pontes para a Inovação é levar o desenvolvimento do setor para outras regiões brasileiras. Hoje a região Sudeste concentra dois terços das startups que são dedicadas ao agronegócio.

“Por meio do Pontes, a Embrapa cria oportunidades aproximar empreendedores, investidores e empresas, desenvolver novos produtos, permitir o acesso a investimentos e acelerar o processo de transferência de tecnologias”, explica o presidente da Embrapa, Celso Moretti.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vem estudando um modelo para conseguir receber os recursos dos royalties para realimentar as pesquisas, já que os mesmos hoje são voltados para o Tesouro Nacional.

Para isso, a escolha das 20 startups do evento foi dividida em duas partes. Uma entre as unidades da Embrapa presentes nas cinco regiões brasileiras, de onde saíram nove startups e as outras 11 empresas passaram por chamada aberta.

Para as empresas que apoiam o programa, é uma oportunidade de encontrar soluções baratas, promissoras e capaz de resolver problemas localizados. A Bayer é um desses casos, cujo o time de pesquisa e desenvolvimento atua nos temas mais abrangentes globalmente.

“É uma oportunidade de buscar soluções mais regionalizadas e customizadas para os clientes através das parcerias, associações e conexões com os ecossistemas de inovação e startups”, avalia Renato Luzzardi, gerente de inovação e parcerias da empresa.

Oferecemos esse artigo como forma de conhecimento para todos os nossos colaboradores e empresas do Grupo JRC como a Construtora JRC, MB8 Marketing Digital e JRC PABX, diz o CEO do Grupo JRC - José Rubens Cavalari Filho.